Skip to main content
1938
1959
1963
1971
1973
1978
1979
1980
1982
1986
1986
1991
1997
1999
2000
2001
2002
2003
2010
2013

1938

Nasce em Ipuã, Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o fundador do Grupo Colorado, filho de Sergino Ribeiro de Mendonça  e Armanda Malvina Ribeiro de Mendonça.

 

1959

Oswaldo Ribeiro de Mendonça financia seu primeiro caminhão e passa a trabalhar com transporte rodoviário. Sob o governo de Juscelino Kubitschek, a malha rodoviária do País cresceria 300%.

1963

A Fazenda Colorado, situada no município de Ipuã, SP, adquirida por Oswaldo Ribeiro de Mendonça, é o marco do nascimento do Grupo Colorado. É nesta propriedade que são iniciadas as atividades ligadas à pecuária e à agricultura, com produção de gado, soja, milho e algodão.

1971

Pioneirismo no Agronegócio
Para atender ao avanço da cultura de soja e a abertura de novas fronteiras agrícolas, Oswaldo Ribeiro de Mendonça funda em 1971, a empresa Sementes Selecionadas Colorado. Inicialmente, ela só transporta e produz sementes de soja, depois passa a fazer o beneficiamento, seleção e tratamento de sementes certificadas de amendoim.

1973

A Sementes Selecionadas Colorado passa a produzir milho híbrido e cria o Centro de Pesquisas que conduz trabalhos sobre melhoramento genético do milho. O Grupo desenvolve pesquisas que deram origem a cultivares de milho híbrido e à patente na produção de sementes de milho-doce. Atualmente a empresa Colorado Sementes Selecionadas Ltda faz a classificação, beneficiamento e comercialização de sementes de amendoim. Sua capacidade de produção atinge mais de 120 mil sacas de 20 quilos a cada safra.

1978

É lançado a Armazéns Gerais Colorado Ltda, situada em Orlândia, SP.

1979

É lançado a Armazéns Gerais Colorado Ltda, situada em Orlândia, SP.

O Grupo Colorado adquire a Agropecuária Colorado, no município de Senador Porfírio, no Pará, propriedade dedicada à pecuária.

1980

Nasce a Destilaria Colorado a partir de contrato firmado com o Proálcool por Oswaldo Ribeiro de Mendonça e seu irmão Geraldo Ribeiro de Mendonça e recursos próprios do Grupo Colorado. Trata-se da primeira unidade de fabricação de álcool no município de Guaíra.

1982

A primeira safra da Destilaria Colorado registra moagem de 315.738 toneladas de cana-de-açúcar. Com a compra das cotas da Usina Barbacena, O Grupo Colorado investe em nova atividade: a produção de açúcar.

1986

O Grupo Colorado adquire a Fazenda Palmeiras em Tangará da Serra. A Agropecuária Colorado D´Oeste e a Fazenda Palmeiras dariam origem ao Condomínio Agropecuário José Oswaldo Ribeiro de Mendonça e outros (Marcelo Ribeiro de Mendonça e Josimara Ribeiro de Mendonça).

Em Tangará da Serra-MT, o Condomínio Agrícola cultiva cana-de-açúcar e pastagens em área de 10 mil hectares.

Em São Paulo, o Condomínio Agrícola explora área de 61,5 mil hectares, produz 5,7 milhões de toneladas de cana, maior parte destinada à Usina Colorado, o que representa 80% da cana processada a cada safra. Cultiva 27 mil hectares de soja, produzindo 1,5 milhão de sacas de soja. Ocupa área de alto potencial para a produção de cana-de-açúcar e desenvolve seleção de material genético adequado ao clima das regiões produtoras em convênio com os principais centros de pesquisa de melhoramento genético da cana.

O Condomínio também se estende por área de 11,5 mil hectares no Estado de Goiás.

Pratica agricultura de precisão. Toda a área do Condomínio foi georreferenciada para as operações de preparo do solo, plantio e colheita mecanizada.

1986

O Condomínio também se estende por área de 10 mil hectares no Estado de Goiás, destinando cana-de-açúcar para a moagem da Central Energética Morrinhos.

1991

A Usina Colorado passa a atuar no segmento açucareiro, produzindo 201 mil sacas de açúcar e 99.174.217 litros de etanol. Atualmente, a Usina Colorado está entre as maiores unidades individuais produtoras do setor sucroenergético. Exporta para quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. É a principal empresa do Grupo Colorado em termos de faturamento, criação de postos de trabalho diretos e indiretos e arrecadação tributária.

Para seu funcionamento, a indústria emprega a energia elétrica gerada a partir do bagaço da cana-de-açúcar. As duas unidades sucroenergéticas do Grupo Colorado geram milhares de postos diretos de trabalho qualificados, nas áreas industrial, agrícola e administrativa.

1997

Em novembro de 1997, aos 59 anos, falece Oswaldo Ribeiro de Mendonça, fundador do Grupo Colorado. A holding Colorado é constituída, em virtude do processo de sucessão.  O Conselho de Administração do Grupo Colorado é formado pelos quatro membros da família Ribeiro de Mendonça: Therezinha Conceição Varalonga de Mendonça, José Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Marcelo Ribeiro de Mendonça e Josimara Ribeiro de Mendonça.

1999

O Grupo Colorado contribui para a mecanização da cultura da cana-de-açúcar em atendimento à legislação que prevê o fim da queima da palha da cana. Em 1999, funda a concessionária Colorado Comércio de  Máquinas Agrícolas Ltda, que iniciou suas atividades em Ribeirão Preto e Araraquara.

2000

O Grupo Colorado passa a dedicar-se também à criação de gado Nelore. Constitui núcleos de melhoramento genético de zebuínos da raça Nelore em Sales Oliveira, SP e Uberaba, MG. A Nelore Colorado recebeu o título de Campeão na categoria melhor criador Nelore do Ranking Nacional da Associação de Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, em dois anos consecutivos.

2001

O Grupo funda lojas Colorado Máquinas em Barretos, Guaíra e Ituverava.

2002

As concessionárias Colorado passam comercializar os produtos da marca Cameco, atual John Deere, liderando o mercado no fornecimento das colhedoras de cana-de-açúcar. É o maior Concessionário dos Produtos John Deere em volume de vendas de colhedoras de cana-de-açúcar do Brasil, e está entre os três maiores concessionários da marca na comercialização de tratores. A empresa está presente no nordeste do Estado de São Paulo, com dez unidades nas cidades de Araraquara, Barretos, Bebedouro, Franca, Guaíra, Itápolis, Ituverava, Monte Alto, Orlândia e Ribeirão Preto, onde fica a Matriz.

2003

A Usina Colorado praticamente dobra seu parque industrial e passa a figurar entre as maiores usinas em volume de moagem. Com a ampliação da moagem, o Grupo Colorado passa a fornecer energia gerada a partir da biomassa da cana-de-açúcar para o Sistema Elétrico Nacional, contribuindo para suprir a energia de que o País precisa para se desenvolver. A energia que produz e exporta é capaz de abastecer uma cidade de 80 mil habitantes.

2010

O Grupo Colorado incorpora a Central Energética de Morrinhos S/A – CEM, com capacidade para processar 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, produzindo etanol, açúcar e energia elétrica, gerando postos de trabalho para os municípios de Morrinhos e Goiatuba. Toda a  área de lavoura de cana-de-açúcar é colhida mecanicamente.

2013

A Usina Colorado recebe certificado da Fundação Abrinq, como uma das 89 empresas brasileiras que participam do Programa Empresa Amiga da Criança, há quinze anos ou mais.