1938
Nasce em Ipuã, Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o fundador do Grupo Colorado, filho de Sergino Ribeiro de Mendonça e Armanda Malvina Ribeiro de Mendonça.
1959
Oswaldo Ribeiro de Mendonça financia seu primeiro caminhão e passa a trabalhar com transporte rodoviário. Sob o governo de Juscelino Kubitschek, a malha rodoviária do País cresceria 300%.
1963
A Fazenda Colorado, situada no município de Ipuã, SP, adquirida por Oswaldo Ribeiro de Mendonça, é o marco do nascimento do Grupo Colorado. É nesta propriedade que são iniciadas as atividades ligadas à pecuária e à agricultura, com produção de gado, soja, milho e algodão.
1971
Pioneirismo no Agronegócio
Para atender ao avanço da cultura de soja e a abertura de novas fronteiras agrícolas, Oswaldo Ribeiro de Mendonça funda em 1971, a empresa Sementes Selecionadas Colorado. Inicialmente, ela só transporta e produz sementes de soja, depois passa a fazer o beneficiamento, seleção e tratamento de sementes certificadas de amendoim.
1973
A Sementes Selecionadas Colorado passa a produzir milho híbrido e cria o Centro de Pesquisas que conduz trabalhos sobre melhoramento genético do milho. O Grupo desenvolve pesquisas que deram origem a cultivares de milho híbrido e à patente na produção de sementes de milho-doce. Atualmente a empresa Colorado Sementes Selecionadas Ltda faz a classificação, beneficiamento e comercialização de sementes de amendoim. Sua capacidade de produção atinge mais de 120 mil sacas de 20 quilos a cada safra.
1978
É lançado a Armazéns Gerais Colorado Ltda, situada em Orlândia, SP.
1979
É lançado a Armazéns Gerais Colorado Ltda, situada em Orlândia, SP.
O Grupo Colorado adquire a Agropecuária Colorado, no município de Senador Porfírio, no Pará, propriedade dedicada à pecuária.
1980
Nasce a Destilaria Colorado a partir de contrato firmado com o Proálcool por Oswaldo Ribeiro de Mendonça e seu irmão Geraldo Ribeiro de Mendonça e recursos próprios do Grupo Colorado. Trata-se da primeira unidade de fabricação de álcool no município de Guaíra.
1982
A primeira safra da Destilaria Colorado registra moagem de 315.738 toneladas de cana-de-açúcar. Com a compra das cotas da Usina Barbacena, O Grupo Colorado investe em nova atividade: a produção de açúcar.
1986
O Grupo Colorado adquire a Fazenda Palmeiras em Tangará da Serra. A Agropecuária Colorado D´Oeste e a Fazenda Palmeiras dariam origem ao Condomínio Agropecuário José Oswaldo Ribeiro de Mendonça e outros (Marcelo Ribeiro de Mendonça e Josimara Ribeiro de Mendonça).
Em Tangará da Serra-MT, o Condomínio Agrícola cultiva cana-de-açúcar e pastagens em área de 10 mil hectares.
Em São Paulo, o Condomínio Agrícola explora área de 61,5 mil hectares, produz 5,7 milhões de toneladas de cana, maior parte destinada à Usina Colorado, o que representa 80% da cana processada a cada safra. Cultiva 27 mil hectares de soja, produzindo 1,5 milhão de sacas de soja. Ocupa área de alto potencial para a produção de cana-de-açúcar e desenvolve seleção de material genético adequado ao clima das regiões produtoras em convênio com os principais centros de pesquisa de melhoramento genético da cana.
O Condomínio também se estende por área de 11,5 mil hectares no Estado de Goiás.
Pratica agricultura de precisão. Toda a área do Condomínio foi georreferenciada para as operações de preparo do solo, plantio e colheita mecanizada.
1986
O Condomínio também se estende por área de 10 mil hectares no Estado de Goiás, destinando cana-de-açúcar para a moagem da Central Energética Morrinhos.
1991
A Usina Colorado passa a atuar no segmento açucareiro, produzindo 201 mil sacas de açúcar e 99.174.217 litros de etanol. Atualmente, a Usina Colorado está entre as maiores unidades individuais produtoras do setor sucroenergético. Exporta para quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. É a principal empresa do Grupo Colorado em termos de faturamento, criação de postos de trabalho diretos e indiretos e arrecadação tributária.
Para seu funcionamento, a indústria emprega a energia elétrica gerada a partir do bagaço da cana-de-açúcar. As duas unidades sucroenergéticas do Grupo Colorado geram milhares de postos diretos de trabalho qualificados, nas áreas industrial, agrícola e administrativa.
1997
Em novembro de 1997, aos 59 anos, falece Oswaldo Ribeiro de Mendonça, fundador do Grupo Colorado. A holding Colorado é constituída, em virtude do processo de sucessão. O Conselho de Administração do Grupo Colorado é formado pelos quatro membros da família Ribeiro de Mendonça: Therezinha Conceição Varalonga de Mendonça, José Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Marcelo Ribeiro de Mendonça e Josimara Ribeiro de Mendonça.
1999
O Grupo Colorado contribui para a mecanização da cultura da cana-de-açúcar em atendimento à legislação que prevê o fim da queima da palha da cana. Em 1999, funda a concessionária Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas Ltda, que iniciou suas atividades em Ribeirão Preto e Araraquara.
2000
O Grupo Colorado passa a dedicar-se também à criação de gado Nelore. Constitui núcleos de melhoramento genético de zebuínos da raça Nelore em Sales Oliveira, SP e Uberaba, MG. A Nelore Colorado recebeu o título de Campeão na categoria melhor criador Nelore do Ranking Nacional da Associação de Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, em dois anos consecutivos.
2001
O Grupo funda lojas Colorado Máquinas em Barretos, Guaíra e Ituverava.
2002
As concessionárias Colorado passam comercializar os produtos da marca Cameco, atual John Deere, liderando o mercado no fornecimento das colhedoras de cana-de-açúcar. É o maior Concessionário dos Produtos John Deere em volume de vendas de colhedoras de cana-de-açúcar do Brasil, e está entre os três maiores concessionários da marca na comercialização de tratores. A empresa está presente no nordeste do Estado de São Paulo, com dez unidades nas cidades de Araraquara, Barretos, Bebedouro, Franca, Guaíra, Itápolis, Ituverava, Monte Alto, Orlândia e Ribeirão Preto, onde fica a Matriz.
2003
A Usina Colorado praticamente dobra seu parque industrial e passa a figurar entre as maiores usinas em volume de moagem. Com a ampliação da moagem, o Grupo Colorado passa a fornecer energia gerada a partir da biomassa da cana-de-açúcar para o Sistema Elétrico Nacional, contribuindo para suprir a energia de que o País precisa para se desenvolver. A energia que produz e exporta é capaz de abastecer uma cidade de 80 mil habitantes.
2010
O Grupo Colorado incorpora a Central Energética de Morrinhos S/A – CEM, com capacidade para processar 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, produzindo etanol, açúcar e energia elétrica, gerando postos de trabalho para os municípios de Morrinhos e Goiatuba. Toda a área de lavoura de cana-de-açúcar é colhida mecanicamente.
2013
A Usina Colorado recebe certificado da Fundação Abrinq, como uma das 89 empresas brasileiras que participam do Programa Empresa Amiga da Criança, há quinze anos ou mais.